Veja os danos causados pelas drogas e álcool na vida de uma pessoa, segundo o estudo os danos causados ao dependente químico afeta as atividades diárias e o psicológico dos familiares: 58% das famílias com algum usuário de drogas e álcool têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29% das pessoas estão pessimistas quanto ao seu futuro imediato e 33% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer, ou alegam já ter sofrido ameaças do familiar viciado.

A pesquisa apontou ainda que ao menos 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar dependente químico. Os dados foram levantados entre junho de 2012 e julho de 2013. Um questionário com 115 perguntas foi respondido por 3.142 famílias de 23 capitais brasileiras. Foi a primeira avaliação em âmbito nacional focada nas famílias de dependentes.

Aproximadamente metade dos jovens que têm entre 14 e 25 anos consome bebidas alcoólicas e drogas, número que passa a 26% entre menores de idade, de acordo com dados do Inpad. Já 36% dos jovens que informaram o consumo fazem uso nocivo do álcool semanalmente. Passando para as drogas ilícitas, a porcentagem da população jovem que afirmou ter usado maconha chega a quase 5%.

Quando analisamos o quadro por completo, vemos um problema complexo, porém, com solução. Parte dela deve começar na escola, com a aplicação de orientações sobre prevenção ao uso de substâncias e à violência, como parte do currículo escolar. Além disso, é fundamental propiciar às famílias orientações sobre como lidar com as drogas, principalmente às que tiverem integrantes usando substâncias psicoativas, Os pais são os melhores “agentes de prevenção” que temos. Isso é investir em prevenção e tratamento, que se caracteriza como uma das principais formas de combater o problema das drogas, evitando inclusive o encarceramento de usuários, que está longe de ser a solução.

Mas tais medidas só serão eficazes se os governos, em seus diversos âmbitos, adotarem políticas claras de prevenção. Do jeito que o debate é conduzido hoje, de forma improdutiva e sem ações concretas, continuaremos apostando em políticas que simplesmente não dão resultados. Agora, ações como a conscientização e educação da população sobre uso de substâncias psicoativas, aliadas à oferta de atendimento de qualidade contra a dependência química, essas sim, provocarão uma profunda mudança em nosso país.

Efeitos no comportamento causados pelas drogas e álcool na vida de uma pessoa

As drogas possuem diferentes propósitos. Elas podem promover efeitos estimulantes, perturbadores e até depressores.
O crack e a cocaína, que são estimulantes, geram em um pequeno espaço de tempo euforia, excitação e descontrole emocional. As drogas depressoras, como é o caso da heroína, reduzem o poder de raciocínio e os reflexos, proporcionando a sensação de calma exagerada.
Há ainda as drogas perturbadoras, como a maconha, o LSD e o ecstasy, que causam alucinações, delírios e alteração da percepção.

Doenças causadas pelas drogas e álcool:

  • Comprometimento do cérebro

Por conta do efeito no sistema nervoso, o uso em excesso e regular de substâncias químicas pode causar danos ao cérebro e destruição dos neurônios.

  • Desnutrição

O consumo de drogas estimulantes (cocaína e crack, por exemplo) afeta o sistema que regulariza a fome. Dessa forma, o indivíduo não se alimenta de forma correta e, como consequência, não obtém os nutrientes necessários, ficando desnutrido.

  • Enfisema pulmonar

Esta é uma doença respiratória geralmente causada pelo consumo excessivo de cigarro. Entretanto, aqueles que fazem a inalação de drogas como o crack e a cocaína também podem desenvolver o problema.
Os fragmentos de pó ficam instalados nos alvéolos pulmonares e impedem a troca gasosa, resultando em dificuldade para respirar e falta de ar.

Drogas lícitas também causam danos na vida de viciados

Agora, vamos ver os danos causados por duas das drogas mais consumidas no mundo: o álcool e o cigarro. Não se engane: não é porque elas podem ser vendidas livremente a maiores de idade que não causam danos ou não viciam.

  • Álcool

Quando consumido em excesso, o álcool pode causar perda de coordenação motora, desidratação e descontrole.
A longo prazo, os danos provocados são bastante graves podendo levar o indivíduo a desenvolver câncer e lesão no fígado, assim como comprometer seriamente os órgãos do aparelho digestivo.

  • Cigarro

Quando uma pessoa fuma, ela absorve praticamente 5 mil substâncias prejudiciais ao seu organismo. Entre os males por ele causados estão o enfisema pulmonar, a hipertensão arterial, a bronquite crônica e diversos tipos de cânceres como o de pulmão, boca e laringe.
O uso de drogas pode levar uma pessoa à dependência química, que é considerada uma doença grave e precisa ser tratada o quanto antes, a fim de evitar ainda mais danos à vida da pessoa.

Veja os danos causados pelas drogas e álcool na vida de uma pessoa, segundo o estudo os danos causados ao dependente químico afeta as atividades diárias.

Tratamento para o alcoólatra como funciona?

O alcoolismo de fato tem feito muitas vítimas, sendo assim, o tratamento para o alcoólatra serve para ajudar aos dependentes do álcool a se reabilitar por completo justamente para se livrar da dependência alcoólica e poder se reabilitar perante a sociedade.

O fato é que o alcoolismo faz com que muitas pessoas percam tudo, outros acabam ficando violentos, enfim, sendo assim, a ideia é que o dependente alcoólico consiga se livrar por completo desse vicio que faz muitas vítimas. Sabidamente o álcool é responsável por diversos problemas sociais, entre os mesmos: confusões, acidentes, brigas e doenças oriundas do uso do álcool.

Tratamento da dependência química como é realizado?

O tratamento da dependência química pode ser difícil de ser realizado, no entanto, caso a família esteja firme nesse proposito pode ser ainda mais fácil do que o esperado. Desta forma, muitas pessoas que estão com problemas de dependência química em sua família, acabam por buscar ajuda em clinicas de recuperação de forma mais frequente do que antes.

O fato é que nos dias atuais, justamente pela desigualdade, pelas más amizades e por vários outros fatores muitas pessoas acabam entrando para o mundo das drogas e do álcool, muitas pessoas costumam tomar bebida alcoólica como diversão e não percebem que o alcoolismo é um problema grave. Sendo assim, quando o dependente químico ou alcoólico não sabe que está doente, então é o momento em que a família deve entrar em ação e ajudar aos mesmos a vencer com os tratamentos ofertados, por isso é muito importante ajudar a uma pessoa viciada.

A família por sua vez, demora a perceber que um dos seus integrantes está envolvido com drogas, porém se as mudanças de comportamentos e hábitos de vida forem observadas com atenção, serão o primeiro sinal de algo não está indo bem. A dependência química traz muito sofrimento para a família de um modo geral onde as relações ficam fragilizadas pela desconfiança, violência e pela falta de estrutura para lidar com o que está acontecendo.

O mais importante para lidar com tudo isso é perceber o problema no início para então tomar medidas de apoio e tratamento ao usuário, certos que não será uma batalha fácil, mas que não é impossível de ser vencida.

Se você busca uma clínica de tratamento especializada que ofereça tratamento contra esta terrível doença, consulte o Guia Clínicas de Recuperação.

[ninja_form id=2]

Responder