O uso de álcool e outras drogas tem efeitos bastante negativos para a saúde e o bem-estar pessoal e saber quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas é extremamente importante .

E, quando esse tipo de substância química é utilizado de modo excessivo, esse fato pode se tornar ainda mais grave.

Algumas ações, no entanto, podem contribuir para a desintoxicação do organismo e o alívio de sintomas desagradáveis (que incluem a ressaca, a dor de cabeça e a desidratação). São práticas simples, que podem ser feitas em casa, e que colaboram positivamente para a recuperação.

O primeiro passo é parar o uso do produto, para evitar que a intoxicação se agrave ou que surjam ainda mais prejuízos. Ao contrário do que muitos pensam, continuar o consumo do álcool ou das drogas não soluciona os problemas.

Em uma clínica de quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas, o tratamento costuma incluir a prática de esportes ou de outras atividades físicas que estimulem a liberação de serotonina — o hormônio responsável pelo prazer. Além disso, a alimentação é acompanhada por nutricionistas e há apoio psicológico.

O processo de desintoxicação do organismo de um dependente químico não é simples. Restringir o consumo da droga não é recomendado e pode até oferecer risco à saúde da pessoa em casos mais graves.

Assim, durante essa fase, a ingestão dessa substância deve ocorrer em doses gradualmente menores até a completa desintoxicação.

Esse processo pode gerar alguns efeitos colaterais, como o aparecimento de sintomas que antes estavam mascarados pelo uso da substância.

Nesse sentido, depressão e outros transtornos mentais podem acometer um indivíduo em tratamento. Por isso, pode ser necessário administrar medicamentos para combatê-los.

Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas?

Em relação a cocaína, na urina se apresenta por 3 a 4 dias, no sangue de um a dois dias, no cabelo até 90 dias. Já para heroína, o tempo que leva para desintoxicar o organismo de drogas é de três a quatro dias na urina, no sangue 12 horas até e no cabelo por 90 dias.

Comece o dia com água
Tomar um copo de água com limão pela manhã ajuda a reidratar o corpo e auxilia na digestão, ajudando a eliminar as toxinas do corpo.

Assista a seus filmes e séries sem legenda!

Aprenda inglês online com professores nativos e em um curso que se adapta a você. Assine já e comece os estudos!

Mexa o corpo
A prática de exercícios regulares estimula a circulação do sangue e também do sistema linfático. Isso também ajuda a melhorar a digestão, a exercitar as juntas, reduzir a tensão e a fortalecer o corpo, além de eliminar toxinas do organismo.

Beba muito chá
A bebida está repleta de antioxidantes, ajuda a hidratar e a dar a sensação de saciedade. No entanto, prefira as versões com baixos índices de cafeína. Beber chá ainda ajuda a relaxar, já que é companheiro para aqueles cinco minutinhos que tiramos para nós mesmos.

Consuma alimentos orgânicos
Opte por uma seleção bem colorida de legumes, vegetais e de frutas para ser a chave da alimentação no novo ano. Combine os itens com grãos integrais, nozes e sementes. Se forem orgânicos, melhor ainda.

Combata os efeitos da poluição
Substâncias tóxicas estão presentes no ar e podem causar alergias e outros problemas de saúde. Uma maneira de evitar tais problemas é a limpeza nasal, prática vinda da medicina aiurvédica. É feita com auxílio de potinhos de cerâmica ou plástico, chamados Neti Pot, que servem para lavar as vias com água e sal.

Limpe o corpo na sauna
Fazer sessões regulares de sauna é uma ótima maneira de eliminar toxinas do corpo. Afinal, o suor é um meio eficiente de limpeza do organismo.

Esfoliação
Remover a camada de queratina da pele ajuda a eliminar toxinas e também estimula a circulação, ótimo para essa tarefa também.

Não é incomum que o tratamento de um dependente de cocaína exija a internação. Isso porque a desintoxicação demanda o auxílio de uma equipe multidisciplinar (formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais) e infraestrutura adequada.

Além disso, esse procedimento faz com que o dependente químico se afaste de situações que possam favorecer o consumo da droga.

Vale ressaltar que o objetivo principal desse tratamento é fazer com que o indivíduo volte ao convívio social livre das drogas.

O sucesso do tratamento vai depender da forma como o organismo do paciente reage à desintoxicação. Isso pode levar meses e até mesmo alguns anos, dependendo de sua disposição para se manter afastado do consumo de drogas.

É de extrema importância que a clínica ofereça ajuda para o paciente encontrar novas fontes de prazer e outras maneiras de utilizar sua energia, de forma a tirar seu foco das substâncias químicas. Fornecer apoio e acolher a família também é um diferencial importante.

Vale lembrar, ainda, que cada caso é único e existem diversas formas de tratamento — que variam dos acompanhamentos de rotina à internação (parcial ou integral). Para saber qual é o mais indicado, é importante consultar profissionais qualificados e de confiança.

Todos esses cuidados devem ser tomados por toda a vida da pessoa para evitar uma recaída. Consumir drogas após passar por um tratamento de desintoxicação tem um efeito ainda mais nocivo ao organismo de uma pessoa e pode até causar sua morte.

Agora que você sabe mais sobre o processo de desintoxicação de cocaína, crack, maconha e bebidas alcoólicas pode avaliar melhor quais são passos necessários para pedir ajuda ou auxiliar um dependente químico. Entre em contato com nossos especialistas para buscar um tratamento adequado. Quanto mais rápido for o diagnósticos, mais chances há de uma recuperação eficaz.

Existem clínicas de internamento para dependentes químicos espalhadas por todo país e o tempo de internamento alterna de 2 a 3 meses, podendo ser parcial (só durante o dia) ou integral, onde a pessoa apenas sai de lá quando estiver totalmente recuperada.

Para marcar uma visita e obter informações com nosso time de atendimento ligue:
Fixo: +55 (11) 4249-2545

Responder