Ao procurar uma clínica de recuperação confiável para o filho (a), as famílias devem se preocupar em saber a abordagem terapêutica da instituição, sobre a regularização e sua reputação. É importante saber se a equipe médica conta com psicólogos e psiquiatras habilitados para lidar com dependentes químicos, ou qual o tipo de profissional que trabalha na clínica.

Algumas instalações de tratamento abordam a recuperação do vício pelas lentes da espiritualidade. Se você acredita que os princípios espirituais podem beneficiar sua recuperação, você pode encontrar facilmente programas de tratamento que implementam esses princípios juntamente com a medicina tradicional.

Existem muitas instituições que trabalham, por exemplo, com grupos comunitários, muitas vezes apoiados por organizações religiosas. Se você está buscando por uma internação involuntária ou compulsória, saiba que esses programas não são autorizados a realizar esse tipo de tratamento.

A duração mais comum de um programa de reabilitação de drogas é de 28 dias a 180 dias. Mas, em alguns casos, pode levar mais tempo para alcançar a sobriedade. Se você acha que vai demorar mais do que o período normal de um mês, escolha uma instalação que ofereça programas de sobriedade mais longos.

De fato, a duração da reabilitação varia para cada pessoa, pois algumas pessoas podem progredir através do tratamento mais rapidamente do que outras.

A dependência de drogas e álcool pode criar uma série de problemas de saúde. Programas eficazes de reabilitação de medicamentos abordarão a perda de apetite, desnutrição, depressão, irritação e outras barreiras à recuperação.

O custo varia de acordo com quanto tempo alguém passa no tratamento e que tipo de programa de tratamento é concluído.

Por exemplo, um programa de tratamento residencial em que um paciente passa 24 horas por dia recebendo atendimento, custara mais do que um programa ambulatorial que envolve a consulta de um consultor de drogas e álcool duas vezes por semana durante uma hora.

A localização da instituição onde a internação ocorrerá também é um diferencial muito importante. Em alguns casos, é mais adequado escolher uma clínica perto de casa. Já em outros, é melhor optar por um local mais distante.

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Para tomar essa decisão, é necessário considerar vários fatores. Por exemplo: como é a relação do paciente com a família e os amigos? Se essas pessoas oferecem boas influências e apoio, então é bom que elas tenham fácil acesso à clínica. Por outro lado, se o local e as pessoas não contribuem positivamente para o tratamento, é mais adequado se afastar e realizar a internação em uma instituição mais distante.

Quando as famílias buscam uma clínica de reabilitação para o seu parente, a situação que está enfrentando é sempre muito delicada. Por essa razão, é necessário manter a calma para conseguir encontrar uma equipe de profissionais realmente capacitados para lidar com o problema.

O tratamento oferecido age na reabilitação completa do dependente, ou seja, em seus aspectos físicos, emocionais e espirituais. Através de uma equipe interdisciplinar completa, dedicada e especializada garantimos um resultado eficaz e positivo, prevenindo também possíveis recaídas.

Esquizofrenia e uso de drogas: descubra a relação

A esquizofrenia e uso de drogas: descubra a relação de causa e consequência, desta maneira muitos psicólogos atribuem a busca pela droga à quadros de esquizofrenia, já em outros casos a esquizofrenia é consequência do uso de drogas ilícitas que causam alterações nos cérebros. O uso de drogas também é um fator agravante no que se refere a esquizofrenia em jovens e se enquadra como uma das principais causas de incapacitação de jovens e adultos, afetando parte da população mundial, calcula-se que no Brasil 93.364 das internações estão relacionadas a quadros de esquizofrenia, destes 364 jovens que fizeram uso de droga e apresentaram quadro de esquizofrenia vieram a óbito.

Ética, profissionalismo e cuidado com pacientes e familiares são os pilares de nossa atuação. Como a família exerce papel crucial no tratamento, recebem também todo suporte necessário para lidar com seu ente querido.

Contamos também em nosso Guia de Clínicas de Recuperação unidades com instalações confortáveis e adequadas para cada modalidade de tratamento.

Venha nos conhecer e fique á vontade para tirar todas suas dúvidas. Estamos 24 horas a disposição!